São Gabriel, 22/09/2018

Osório Santana Figueiredo homenageado no Desfile da Pátria

São Gabriel, 10/09/2018

Osório Santana Figueiredo homenageado no Desfile da Pátria

O dia 7 de setembro foi marcado por uma manhã ensolarada na Praça Fernando Abbott, local onde foi realizado o Desfile Cívico comemorativo aos 196 anos da Independência do Brasil. O prefeito Rossano Gonçalves, juntamente com o comandante da Guarnição Federal e do 9º RCB, coronel de cavalaria Marcos Espellet Menezes e demais comandantes militares, fez a abertura do desfile, que iniciou com as organizações militares (9º RCB, 6º BE Comb, 13ª Cia Com, Colégio Tiradentes, contingentes da AMAN, contingentes de forças de paz e Brigada Militar).

Logo em seguida, foi realizado o desfile das escolas e das entidades civis, aberto pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e diretoras das escolas municipais. Escolas municipais, estaduais e privadas abrilhantaram o desfile, juntamente também com entidades civis, igrejas, organizações sociais e culturais.  As escolas e instituições presentes prestaram suas homenagens ao historiador Osório Santana Figueiredo, patrono municipal da Semana da Pátria deste ano, cuja família se fez presente no palanque oficial, e também reverenciaram as homenagens prestadas aos 50 anos do Projeto Rondon, em âmbito nacional, e aos 100 anos do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, em âmbito estadual. Finalizaram o desfile os motoclubes locais, associação de Carros Antigos e o Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Sepé Tiarajú, evocando o início da Semana Farroupilha.

No momento da extinção do Fogo Simbólico, o comandante Marcos Espellet e o prefeito Rossano Gonçalves, exaltaram a importância do patriotismo para as gerações futuras. O Chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância do voto consciente nas eleições de outubro para definir os destinos do Brasil.