São Gabriel, 22/09/2018

Chegada do Fogo Simbólico abre comemorações da Semana da Pátria

São Gabriel, 27/08/2018

Chegada do Fogo Simbólico abre comemorações da Semana da Pátria

“Sim, nosso país tem dificuldades, e atravessa um dos momentos mais difíceis da vida nacional. Mas temos a convicção de que é justamente com o sentimento de patriotismo e amor pela Nação que o brasileiro pode mudar esta realidade”. Com estas palavras, o prefeito Rossano Gonçalves externou o sentimento cívico ao receber a Pira Simbólica da Pátria no Palácio Plácido de Castro, em cerimônia que contou com a presença de autoridades militares e civis, como os comandantes coronel Marcos Espellet (9º RCB e Guarnição), coronel Paulo André Silva (6º BE Comb) e major Breno (13ª Cia Com), e o major Fernandes (Colégio Tiradentes), o representante da Liga de Defesa Nacional, professor Miguel Ângelo Nunes, e o professor Beraldo Figueiredo, filho do homenageado municipal da Semana da Pátria, Osório Sant’Ana Figueiredo.

A Pira Simbólica da Pátria veio da cidade de Bagé, conduzida por representantes da Liga de Defesa Nacional, e foi conduzida por alunos da Rede Municipal de ensino do trevo da BR-290 até a prefeitura, sendo entregue pelo aluno Willian Moraes dos Santos, da Escola Carlota Vieira da Cunha, ao prefeito Rossano Gonçalves, que a repassou ao atleta militar Antônio Aitre Leite da Silva, Campeão Brasileiro das Forças Armadas e dos Jogos Abertos Brasileiros, entre outras distinções.

Falando em nome da Liga Nacional, Miguel Ângelo Nunes ressaltou a acolhida dos jovens em cada cidade onde passa o fogo simbólico. “Isto demonstra que apesar das situações vividas por nosso país, o patriotismo está vivo em nossos jovens. Sem dúvida isto é um valor que deve ser cultivado sempre”, ressaltou.

Neste ano de 2018, a Semana da Pátria homenageia, em âmbito nacional, os 50 anos do Projeto Rondon, e na esfera estadual, os 100 anos do Tribunal de Justiça Militar. A pira foi conduzida à 13ª Cia Com, onde permanece até 1º de setembro.