São Gabriel, 15/12/2018

Festa dos Carreteiros mobiliza comunidade da Vista Alegre

São Gabriel, 23/07/2018

Festa dos Carreteiros mobiliza comunidade da Vista Alegre

A comunidade rural de Vista Alegre, que já foi manchete internacional anos atrás por ser o último núcleo da civilização humana onde famílias ainda se utilizam de veículos puxados a boi para comercializar produtos de subsistência, realizou nos dias 21 e 22 de julho a quarta edição da Festa dos Carreteiros, sob iniciativa da Associação Amigos dos Carreteiros e Emater, com apoio da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, PTG Herança dos Carreteiros e 6º Batalhão de Engenharia de Combate.  A secretária municipal de Cultura, Juliana Medeiros, representou o prefeito Rossano Gonçalves na festividade, que reuniu ativistas culturais e famílias descendentes dos primeiros carreteiros da região.

Os acampamentos fora montados no sábado, que teve ainda Feira de Produtos da Agricultura Familiar, mateada, palestra, tertúlia livre e outras atividades. No domingo, a abertura oficial com desfile das carretas e cavalarianos até a Escola Municipal Jerônimo Machado, apresentações artísticas e culinária típica.  “Esta iniciativa que se realiza nesta comunidade de Vista Alegre já pelo quarto ano, é um resgate da cultura e da identidade histórica de uma comunidade com uma cultura própria e muito viva, e nos somamos com muita alegria a esse grande movimento cultural, porque a perspectiva cultural do projeto de governo do prefeito Rossano é justamente a valorização das peculiaridades culturais nossas, que falam das nossas raízes”, assinalou.

Fez parte da programação a presença permanente da Unidade Móvel da Secretaria Municipal da Saúde e também inauguração do Monumento ao Carreteiro, no "trevo João Luiz Eguilhor".

Cláudio Moreira – Gabinete do Prefeito