São Gabriel, 22/09/2018

Secretária de Turismo prestigia 145 anos da Loja Maçônica Rocha Negra

São Gabriel, 03/07/2018

Secretária de Turismo prestigia 145 anos da Loja Maçônica Rocha Negra

A Loja Maçônica Rocha Negra, fundada em 29 de julho de 1873, realizou nesta segunda-feira, 02 de julho, Sessão Magna comemorativa aos seus 145 anos de existência. O prefeito Rossano Gonçalves foi representado no ato pela secretária municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Juliana Medeiros.

Com a presença do Venerável Mestre da Loja Rocha Negra, Luis Guerino, e de autoridades maçônicas de todo o Estado, a festividade celebrou o legado social e humanitário da Loja Maçônica de São Gabriel. No ano de sua fundação, para se associarem à loja, os “irmãos”, como são chamados, deveriam entregar carta de alforria dos seus escravos. No ano seguinte, São Gabriel já era uma cidade inteiramente livre de escravos nas fazendas, quatro anos antes da Lei Áurea, assinada apenas em 1888.

No ato, foi inaugurado o busto do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da República do Brasil, que foi membro da Loja Maçônica Rocha Negra durante o período em que serviu em São Gabriel, no antigo 1.º Regimento de Artilharia a Cavalo, conhecido como Regimento “Boi de Botas”.

Cláudio Moreira – Gabinete do Prefeito