São Gabriel, 19/04/2018

São Gabriel conquista recursos de R$ 600 mil para melhoria da iluminação pública

São Gabriel, 12/04/2018

“Para inovar na gestão pública, ouvir é fundamental, e ousar é necessário”. Com esta declaração, o prefeito Rossano Gonçalves resumiu a motivação da Prefeitura Municipal, ao apresentar um projeto técnico para edital do Programa Nacional de Conservação de Energia – Procel, gerido pela Eletrobrás, para projetos de “eficientização de energia elétrica” em municípios brasileiros. Nesta quinta-feira, 12 de abril, o prefeito recebeu o documento da estatal, que confirma que o projeto de São Gabriel, dentre 2.200 projetos encaminhados e 190 selecionados, foi ranqueado em primeiro lugar.

Com esta conquista, o Município de São Gabriel terá a disposição um recurso de R$ 601 mil, com contrapartida municipal de R$ 8 mil, para desenvolver um amplo projeto técnico de modernização da iluminação pública da cidade, com substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias com a tecnologia “Light Emitting Diode” (LED), ou “diodo emissor de luz”. “Este projeto permitirá uma melhoria da eficiência, ou seja, mais luminosidade com um custo menor e maior durabilidade, diminuindo também o custo de sua manutenção”, destacou o prefeito.

O Chefe do Executivo assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Eletrobrás, acompanhado dos secretários Artur Goularte (Fazenda), Ricardo Júnior (Planejamento) e Paulo Sérgio Barros (Serviços Urbanos), que trabalharam durante meses para viabilizar a conquista. Em cerca de noventa dias, os investimentos do programa terão início na cidade. “Iluminação pública mais eficiente é mais segurança para a comunidade. Estamos muito felizes em assegurar este benefício para a população gabrielense”, ressaltou.