São Gabriel, 25/06/2018

Prefeito vai a encontro para discutir futuro da Fepagro e defende cessão da área para o Município

São Gabriel, 12/03/2018

A invasão recente de dez hectares da área da Estação Experimental Anacreonte de Ávila Júnior, centro de pesquisas da extinta Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) próximo ao bairro Bom Fim, causa preocupação a produtores rurais e à comunidade em geral. Uma reunião para discutir alternativas para o melhor aproveitamento da área foi realizada na tarde desta sexta-feira, no Sindicato Rural de São Gabriel. O prefeito Rossano Gonçalves, juntamente com os secretários Carlos Cléber Dias Leal (Agricultura) e Ricardo Júnior (Planejamento), compareceu ao encontro com o presidente da entidade, Tarso Teixeira. Participaram o coordenador da Secretaria Estadual de Agricultura Alisson Sampaio, o diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária do RS Adoralvo Schio, o coordenador regional da Secretaria da Agricultura Joal Barrientos Ponte, o diretor do Campus da Unipampa Chariston dal Bello, o chefe do Escritório local da Emater Guilherme Coradini, e também o diretor local do Centro de Pesquisa, Diego de Davi, servidores que trabalham no local invadido.

As entidades presentes firmaram um compromisso de estabelecer uma parceria para utilização da área. O prefeito Rossano Gonçalves deixou clara a posição de que, para agilizar as parcerias necessárias, o Estado deve ceder a área para o Município, de forma que a prefeitura possa articular as parcerias. “Antes ainda de assumir o mandato, me reuni com o secretário Ernani Polo para tratar dessa questão, e alertei para o risco de invasão. Agora a situação está criada, mas ainda assim a burocracia do Estado tarda em agir. Ou se toma a posição de estabelecer o convênio desta forma, ou em breve toda a área estará invadida”, assinalou o prefeito.

A idéia é estabelecer no local um amplo centro de estudos e capacitação para o desenvolvimento rural através de parceiros como Senar, Unipampa, Instituto Farroupilha, Emater e outros, sem prejuízo das atividades já desempenhadas no local pela DDPA. “O Município continuará sendo parceiro de medidas em favor da melhor utilização da área, mas é preciso agilidade para evitar que o pior aconteça”, destacou.