São Gabriel, 14/08/2018

Museu Gaúcho da FEB será reaberto em Março

São Gabriel, 01/02/2018

Museu Gaúcho da FEB será reaberto em Março

O Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, fechado para obras de reforma e restauro, já tem a data de 15 de março prevista para sua reabertura ao público. A deliberação foi feita durante reunião do prefeito Rossano Gonçalves com o comandante do 9.º Regimento de Cavalaria Blindado e Guarnição Federal, tenente-coronel Marcos Espellet Menezes, na última quarta-feira, 31 de janeiro, juntamente com a secretária municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Juliana Medeiros.

As reformas físicas e estruturais do Prédio da Antiga Estação Férrea, que abriga o museu, foram concluídas no começo de dezembro do ano passado, pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, que fez o restauro do forro e das instalações, respeitando as características e materiais originais do prédio histórico. “ Foi um trabalho incansável realizado pela equipe do secretário Marcos ‘Mec’. Neste momento, estamos na fase de pintura, e em seguida será feita a limpeza e reinstalação do acervo, preparando tudo para que o público possa retomar as visitas a este museu importante para a história nacional”, assinalou a secretária.

O Museu Gaúcho da FEB foi instalado em São Gabriel em 1992, por um convênio entre a Prefeitura de São Gabriel e a Associação Nacional de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, durante a gestão do então prefeito Eglon Meyer Corrêa. O museu concentra acervo reunido pelos militares que atuaram na Força Expedicionária Brasileira, que lutou na Itália nos anos finais da II Guerra Mundial entre 1944 e 1945, sob o comando do gabrielense Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes (1883-1968).