São Gabriel, 22/09/2018

Sobrado da Praça exibe obras de artistas fotográficos gabrielenses

São Gabriel, 13/12/2017

Sobrado da Praça exibe obras de artistas fotográficos gabrielenses

O Centro de Cultura Sobrado da Praça recebeu, na noite de terça-feira, 12 de dezembro, um expressivo público de aficionados pela cultura e pelas artes visuais, para apreciar a inauguração da Mostra Fotográfica do Grupo “Fotógrafos de São Gabriel”, que reuniu trabalhos de profissionais da fotografia artística e do fotojornalismo gabrielense. O ato inaugural teve a presença da secretária municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Juliana Medeiros; do secretário municipal de Educação, vereador Sildo Cabreira; e do diretor de Comunicação Social do Poder Executivo, professor Edjor Lopes Borges.

A mostra reuniu trabalhos dos artistas fotográficos Almeron “Katega” Vaz, Carolina Terra, Carlito Bicca, Carlos Zoch, Geórgia Isisk, Jair Leal, Letícia Leão, Marcelo Ribeiro, Renata Pereira e Tarcísio Souza. Dezenas de pessoas prestigiaram os trabalhos exibidos, duas obras de cada artista, que permanecerão em exposição no Centro de Cultura Sobrado da Praça até o dia 28.

Falando em nome dos expositores, o fotógrafo Marcelo Ribeiro agradeceu ao Poder Executivo pelo espaço, e à organização do grupo pela oportunidade de reunir trabalhos artísticos de gente da terra e trocar experiências. “Com certeza esta é uma oportunidade muito rica para todos nós”, ressaltou.

O secretário de Educação vereador Sildo Cabreira, por sua vez, ressaltou a iniciativa como uma prova do comprometimento da Administração Municipal com a Cultura. “O governo Rossano, ao longo de 2017, estabeleceu parcerias que permitiram a realização de eventos inéditos e criativos. A cultura tem que ser sempre uma iniciativa da sociedade com o apoio do Poder Público, não o contrário, porque a cultura nasce do povo”, assinalou.

Durante a mostra, foi prestada uma homenagem especial a um dos pioneiros da arte fotográfica no município, o fotógrafo e jornalista José Carlos Conceição, que não se fez presente por razões de saúde. O artista fotográfico Almeron “Katega” Vaz também fez a entrega de uma de suas obras ao proprietário do local onde a foto foi tirada, Celso Jalotto, da Estância Luz de São João.

Cláudio Moreira (MTb 010499) – Coordenador de Redação - Gabinete