São Gabriel, 23/10/2017

Prefeito dialoga para implantação de Centro de Atenção ao Autismo

São Gabriel, 09/10/2017

Prefeito dialoga para implantação de Centro de Atenção ao Autismo

Buscar a implantação de um serviço público específico para o cuidado e atenção integral a autistas, com serviços medidos, assistenciais e educacionais especializados. Com este objetivo, a Associação Gabrielense do Autismo, entidade formada por pais e mães de crianças autistas do Município, reuniu-se na sexta-feira, 6 de outubro, com o prefeito Rossano Gonçalves. Participaram do encontro o secretário de Obras e Urbanismo, vereador Marcos “Mec” Vieira, apoiador da associação, e o vereador Vagner Aloy (PSDB). A presidente da instituição, Carine Coletto, apresentou ao prefeito a minuta de um projeto para a implantação de um Centro de Atenção ao Autismo, baseado em exemplo já existente em São Sepé.

Segundo uma das associadas, a juíza Fabi Gallon, a proposta é tentar obter horas de atendimento de médicos e profissionais já existentes na rede, como neuropediatra e psicopedagoga, para a implantação de um atendimento específico ao autista, por ser uma deficiência com muitas especificidades em relação às demais.  Dados da Organização Mundial de Saúde afirmam que o autismo atinge 1 a cada 68 crianças, mais do que epidemias como o HIV e outras.  Cálculos preliminares estimam em 37 casos diagnosticados de autismo no Município. “Existe sub-notificação, tanto pela deficiência do diagnóstico, quanto pela resistência das próprias famílias em aceitá-lo”, ressalta a presidente.

O prefeito destacou que, mesmo com as dificuldades financeiras, o atendimento em saúde é prioridade absoluta, e que irá determinar aos secretários todos os estudos necessários para viabilizar a proposta. Ficou agendada para o dia 18 de outubro, quinta-feira, um novo encontro para tratar da questão, com a presença dos secretários atinentes ao tema. “A Associação se coloca à disposição para auxiliar no bom encaminhamento desta demanda, e isto é extremamente positivo. Sem dúvida, vamos desenvolver uma parceria construtiva para que o atendimento especializado ao autismo se torne uma realidade na nossa rede pública”, ressaltou o prefeito Rossano Gonçalves.

Horário de Atendimento: Seg à Sex, das 09:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30