São Gabriel, 23/10/2017

Feira do Livro: Mesas Redondas discutem cultura literária e história

São Gabriel, 06/10/2017

Feira do Livro: Mesas Redondas discutem cultura literária e história

A programação da Feira do Livro de São Gabriel transcorre em vários espaços na Praça Fernando Abbott: lançamentos literários e venda de livros na Tenda principal, shows e saraus culturais no Espaço Cívico Mascarenhas de Moraes, exposições artísticas no Sobrado da Praça e, na Câmara de Vereadores, os debates literários à noite. Sob organização do Núcleo de História do Instituto Cultural e Educacional Harmonia Gabrielense, a Feira do Livro sedia discussões e debates sobre história, cultura e a relevância da arte literária na formação cultural da nossa região.

A primeira Mesa Redonda, realizada no dia 04 de Outubro, tratou a respeito da História de São Gabriel, com exposições que relatavam desde a pré-história da região, com o pesquisador Glécio dos Santos Rodrigues, e discussões sobre a história gabrielense com Rafael Medeiros, Beraldo Figueiredo, Carlos Eduardo Gerzson de Souza e diversos palestrantes. No dia seguinte, foi promovida uma mesa literária em homenagem ao Patrono da 10ª Feira Municipal do Livro, Délio de Assis Brasil. Debatedores como Heraldo Ammann e Tarso Teixeira discorreram sobre a obra do patrono, autor dos livros “O Gaúcho, Formação e Hábitos”, “O Bioma Pampa” e “O Gaúcho Pampeano”. O patrono recebeu da presidente do Instituto Harmonia um presente,

Outras mesas redondas da programação tem como tema as “Missões Jesuíticas”, com o palestrante Lori Schiavo, “A Derrocada das Missões” com, Sérgio Venturini no dia 06 de outubro, e a Mesa Redonda com Tabajara Ruas, no sábado, 07 de Outubro.

Horário de Atendimento: Seg à Sex, das 09:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30