São Gabriel, 17/11/2017

Instituto espanhol quer cooperar com o desenvolvimento de São Gabriel

São Gabriel, 11/09/2017

Instituto espanhol quer cooperar com o desenvolvimento de São Gabriel

Uma nova parceria estratégica voltada à promoção do desenvolvimento sócio-ambiental e cultural de São Gabriel, fortalecendo as raízes ibéricas de sua formação, foi tratada neste feriado nacional de 7 de Setembro, data de comemoração dos 195 anos da Proclamação da Independência do Brasil.

Nesta data, o município recebeu a visita do Professor Francisco Comín, do Instituto Pirenaico de Ecologia, ligado ao Ministério de Economia, Indústria e Competitividade do Reino da Espanha. O instituto está estabelecido em Huesca, província espanhola que é a terra natal do fundador de São Gabriel, Dom Félix de Azara. Movido pelo interesse em enaltecer a figura histórica do desbravador e naturalista espanhol, o instituto se propõe a estabelecer parcerias com o Município para promover o desenvolvimento ambiental, cultural, social e econômico da terra fundada por seu conterrâneo espanhol.

O coordenador de divulgação do Gabinete do Prefeito, pastor Cláudio Moreira, recepcionou o pesquisador e sua esposa, no Museu da Igreja do Galo, representando a secretária de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Juliana Medeiros, e o prefeito Rossano Gonçalves.

Francisco Comín venceu recentemente o Prêmio John Rieger Award, da Society Ecological Restoration, de Washington, um dos mais importantes prêmios de sustentabilidade ambiental do planeta. “Temos caminhos e alternativas estratégicas para incentivar a inserção de pequenos municípios na economia de carbono, projetos que remuneram produtores rurais pelo manejo adequado do solo e preservação do solo, políticas para despoluição fluvial e intercâmbio de estudantes universitários, que podemos articular entre a Unipampa e a Universidade de Zaragoza, através do nosso Instituto”, ressaltou.

“Seguramente o governo do prefeito Rossano Gonçalves tem pleno interesse nesta cooperação internacional, tanto pelo propósito de articular ações de desenvolvimento, quanto pela valorização da figura do nosso fundador, Dom Félix de Azara, seguramente um homem à frente do seu tempo, um personagem notável que é reverenciado na Europa e em vários países da América, e que ainda hoje é uma ponte para nosso futuro”, destacou Moreira.

Horário de Atendimento: Seg à Sex, das 09:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30