São Gabriel, 25/05/2017

Mais renda e mais empregos: Carne de São Gabriel embarca para os Estados Unidos

São Gabriel, 06/03/2017

Mais renda e mais empregos: Carne de São Gabriel embarca para os Estados Unidos

Aconteceu na última quinta-feira, 02 de março, pelo Porto de Rio Grande, o embarque de dois contêineres com 52 toneladas de carne “in natura” do Pampa gaúcho para o mercado dos Estados Unidos. Esta é a primeira operação de venda de carne “in natura” brasileira para o consumo norte-americano, e a conquista é de uma unidade industrial de São Gabriel. Com este embarque, o frigorífico Marfrig de São Gabriel tornou-se o primeiro do Brasil a embarcar sua produção para um dos mercados mais exigentes e rentáveis do planeta.

O setor rural comemorou a conquista. “Trata-se da melhor notícia para a pecuária de corte de São Gabriel nos últimos cinqüenta anos”, ressaltou o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira. O líder rural também lembrou o papel da gestão do prefeito Rossano Gonçalves para viabilizar a retomada da indústria de carne na região em meados de 2002, quando, através de lei municipal, Rossano liberou, em valores de hoje, R$ 2,5 milhões para aquisição de máquinas para a revitalização da planta da extinta Cooperativa Rural Gabrielense, desativada em 1985, através da criação da COORIVA – Cooperativa de Carnes Rio Vacacaí, que mais tarde seria vendida para o Marfrig Group, um dos maiores conglomerados de alimentos do mundo. Atualmente, está em pleno vigor o convênio com o Ministério da Agricultura, através do qual técnicos da Inspetoria Veterinária do Município inspecionam o Mafrig e outros frigoríficos locais para a obtenção do Selo de Inspeção Federal (SIF), fundamental para a exportação.

Rossano destaca que esta conquista significa mais renda e mais empregos em um curto prazo para a região. “Com esta conquista, a empresa passará a fazer novos investimentos na planta frigorífica local, o que significa, por um lado, mais renda para o pecuarista, e por outro, mais empregos tanto na indústria quanto também no campo. O resultado é benéfico para todos”, comemora o Chefe do Executivo.

Redação: Cláudio Moreira (MTb 010499) – Assessor Especial – Gabinete do Prefeito

Horário de Atendimento: Seg à Sex: 08:00 às 14:00