Logomarca

Últimas notícias

São Gabriel, 20/10/2019

Monumentos

Na praça Dr. Fernando Abbott estão localizados, entre outros, os seguintes monumentos

- Monumento ao Expedicionário que é constituído por um arco do triunfo, sob o qual existe um pedestal encimado pelo busto em bronze do Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, gabrielense que comandou a Força Expedicionária Brasileira que combateu na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. O símbolo da Força Expedicionária Brasileira, a cobra fumando, encontra-se incrustado na arco, juntamente com o Pavilhão Nacional, com capacete e folhas de louro. Foi construído por iniciativa de particulares e inaugurado no dia 07 de setembro de 1953, conforme inscrição existente no monumento.

- Marco do Centenário que é constituído por um obelisco recoberto com placas de mármore construído em 1922 para comemorar o centenário da Independência do Brasil.

- Monumento da Loja Maçônica Rocha Negra Nº 1, constituído por uma coluna de alvenaria construída dentro de um lago artificial, homenageia o centenário da Loja Maçônica Rocha Negra Nº 1, conforme inscrição nele existente. Foi construído pelo Executivo Municipal durante a administração do Dr. Erasmo Dias Chiappetta e inaugurado no dia 29 de junho de 1965.

- Placa comemorativa da fundação da cidade, oferecida pelo Poder Executivo de Rosário do Sul durante a administração de Alson Pereira da Silva, constitui-se de um grande bloco bruto de pedra mármore com uma placa de bronze inaugurado no dia 15 de dezembro de 1976 em comemoração à elevação de São Gabriel à categoria de cidade pela lei publicada no dia 15 de dezembro de 1859.

- Busto do Dr. Celestino Lopes Cavalheiro, em cujo pedestal estão incrustadas três placas, numa das quais consta uma pequena biografia do homenageado. O busto é obra do escultor Antonio Caringi, segundo outra das placas, e foi erigido sob as ordens de uma comissão constituída por Pery Fontoura da Silveira, Dr. Francisco de Paula Moreira Leivas, Carlos Reverbel e Celso Martins Schröeder, em 1936, após o falecimento do homenageado.

- Estátua do Dr. José Sampaio Marques Luz, inaugurada em 1962 é uma homenagem da população ao Prefeito Municipal que, em 23 de março de 1961 recebeu, por resolução da Câmara Municipal de Vereadores, o título de “Cidadão Gabrielense Honoris Causa”, conforme placas incrustadas no pedestal.

Na praça Palmira Vieira da Silva

Localizada na lateral da avenida Presidente Getúlio Vargas, ao lado do Quartel da 13ª Companhia de Comunicações, existe o Monumento ao Arcanjo São Gabriel constituído de uma coluna de alvenaria encimada pela imagem do Arcanjo Gabriel, em tamanho natural. Foi construído, em novembro de 1962, na administração do Prefeito General Gastão Álvaro Pereira dos Santos, obedecendo ao desenho de Luiz Moschen, conforme placa de bronze existente no pedestal.

Na rua Duque de Caxias

Ao lado do prédio da Prefeitura Municipal, está localizado o Busto do Coronel Francisco Hermenegildo da Silva, uma homenagem do povo gabrielense, construído em 1954, conforme inscrição no pedestal.

Na entrada do prédio do Palácio Plácido de Castro, ao lado da porta principal, encontra-se o Busto do Coronel José Plácido de Castro, uma homenagem da Nação Brasileira ao gabrielense, “Libertador do Acre”, no centenário do seu nascimento – 1873 - 1973. Foi erigido pela Comissão Nacional criada pelo Presidente da República, General de Exército Emílio Garrastazu Médici, sendo Ministro da Educação, o senador Jarbas Gonçalves Passarinho, Presidente da Comissão, o Professor Pedro Calmon e Secretário, o Professor P. J. de Mallet Joubin, conforme placa em seu pedestal. Na parede, ao lado da porta principal está uma placa de bronze oferecida pela Colônia Uruguaia aqui radicada, em homenagem ao Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, conforme inscrição na placa: “Gratidud de la Colonya Uruguaia al nobre pueblo Gabrielense.” Centenário Farroupilha - 1835 - 1935.

Na Avenida Presidente Getúlio Vargas

Ao lado da ponte do rio Vacacaí, localiza-se a estátua de Iemanjá, um dos orixás mais populares e reverenciados do Candomblé, Batuque e Umbanda e mesmo por fiéis de outras religiões.

Ao lado da ponte do rio Vacacaí, está localizado o Busto do Dr. Getúlio Dornelles Vargas, construído em bronze sobre um pedestal de cimento armado com duas placas, uma delas contendo a Carta Testamento do homenageado. Segundo a outra placa, o monumento foi doado à cidade por João Goulart, em 1958.

Na praça Dr. Camilo Mércio

Localiza-se o Monumento ao Gaúcho, inaugurado em dezembro de 1967. Trata-se da figura de um homem com trajes gaúchos típicos, em tamanho natural, talhado em um bloco de cimento.

Na avenida Antonio Trilha

Ao lado do prédio da Estação Rodoviária, localiza-se o Busto do Coronel José Plácido de Castro, uma iniciativa do Lions Clube de São Gabriel, em comemoração ao centenário do nascimento do herói e conquistador do Acre, conforme placa em seu pedestal.

Copyright © 2017-2020 - Cópia do conteúdo autorizada desde que citada a fonte.
Horário de Atendimento: Seg à Sex, das 08:00 às 14:00